PARA CONQUISTAR A DIGNIDADE
O Primeiro de Maio é o Dia do Trabalhador uma data que hoje é feriado em muitos locais do mundo. Esta data assinala a luta dos operários americanos, de Chicago, que em 1886 exigiam uma jornada de trabalho de 8 horas. Para esse fim realizaram uma manifestação pacífica e nesse dia iniciou-se pelos mesmos motivos uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às vítimas de Chicago.
Durante esta segunda volta da campanha eleitoral e tendo em conta a situação que vive o povo da Guiné-Bissau este marco deve despertar em todos guineenses o sentido crítico de forma a lutarem por um país que reúna condições para respeitar quem trabalha, alterando situações de exploração que permanecem imutáveis desde a Independência da Pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário